Carregada de histórias e aprendizados, a Universidade Federal do Maranhão se torna uma segunda casa para aqueles que passam por ela todos os dias. Por fazer parte do cotidiano, tudo corre o risco de ser visto como algo banal por olhares sem muita atenção. Este ensaio, formulado a partir de imagens produzidas na cadeira de Direção de Fotografia, ministrada pela profa. Patrícia Azambuja, propõe um convite: para quem nunca entrou na UFMA, conhecê-la de maneira especial; e para aqueles que já se habituaram ao seu ritmo, é um chamado para olhar além do trivial e encontrar possibilidades de experiências estéticas nesse território de produção de saber e de vivências.
As lentes que captaram o que cada fotógrafo/a sentiu e viu ao passar pela universidade de maneira individual, agora conectam cada um que partilha da experiência de viver seus desafios e suas conquistas.
Por vezes, as incertezas e medos da vida acadêmica abalam e sufocam. Depois que a excitação da chegada acaba, o tempo começa a passar diferente, mais lento, mais difícil. O amadurecimento vem. A vida começa a acontecer de forma mais dura e objetiva. Mas há uma maneira infalível de sair do labirinto: voando.
FICHA TÉCNICA
Coordenadoria da Exposição: Profa Patrícia Azambuja.
Curadoria: Lucas Dantas, Patrícia Azambuja e Jane Maciel.
Texto de apresentação: Anna Clara Dias
Tratamento de Imagens: Lucas Dantas e Kerienn Hapuque Teles Borges
Legendas: Anna Clara Dias
Web Designer: Beatriz Diniz